Esta e uma avaliacao do curso:
Você Orador – Oh Quem Fala →Pra ser bem claro, quando decidi fazer esse curso, eu não encontrei muitas opiniões sinceras por aí. Então resolvi compartilhar a minha experiência. Isso é especialmente útil para quem está começando ou quer se aprimorar na comunicação. Sou redator publicitário e atuo em uma agência aqui em Belo Horizonte. Sempre percebi a necessidade de melhorar minha habilidade em falar em público, principalmente durante as reuniões criativas e apresentações de campanhas para os clientes.
A verdade é que eu fugia de qualquer oportunidade de me apresentar na frente dos outros. A ansiedade batia forte, meu coração disparava e depois da apresentação, só pensava nas coisas que deixei passar ou fiz errado. Um colega meu falou desse curso e comentou sobre os exercícios práticos que realmente trazem resultados. Como o valor era bem camarada (cerca de cem reais), decidi dar uma chance.
O mais valioso pra mim foi aprender a gerenciar meu nervosismo antes e durante as falas. As técnicas de respiração e visualização foram essenciais – nunca tinha pensado nisso! Outra sacada incrível foi entender como estruturar um discurso: desde criar um roteiro coerente até dicas para manter a atenção do público sem parecer forçado.
Percebi mudanças logo no início: comecei a me sentir mais confiante até nas reuniões mais curtas.
Descobri truques úteis: como inserir perguntas retóricas ou fazer pausas durante o discurso – isso me deu muito mais segurança.
A parte sobre storytelling: foi fundamental para transformar dados técnicos chatos em narrativas envolventes nas minhas apresentações.
Linguagem acessível: Os vídeos são objetivos e diretos, sem rodeios desnecessários. Isso é ótimo pra quem tem uma rotina corrida.
Muitos exercícios práticos: No fim de cada módulo, há desafios que vão desde gravar um vídeo curto até improvisar um pitch rápido, ajudando muito na prática.
Acesso facilitado ao conteúdo: Poder baixar as apostilas e rever as aulas offline no celular enquanto vou pro trabalho foi super útil.
Sendo sincero, não tudo funcionou perfeitamente. O maior ponto fraco pra mim foi a organização do material no Google Drive. Os arquivos estavam meio bagunçados sem uma ordem clara, com nomes confusos como “aula1_final.mp4” e “extra_2.pdf”. Isso me fez perder tempo tentando achar o conteúdo certo para estudar. Vi também alguns deslizes nos slides; nada que comprometesse o aprendizado mas que mostrou falta de atenção aos detalhes em alguns momentos.
Certeza que é ideal para iniciantes ou pessoas que se sentem inseguras falando em público.
Pode ser útil também para estudantes universitários que desejam superar o medo das apresentações ou profissionais que precisam vender ideias frequentemente (como eu).
NÃO indico para quem já tem vasta experiência dando palestras; você provavelmente acharia tudo muito básico, já que o foco é mesmo iniciar do zero.
Tive cerca de um mês pra completar todo o curso, dedicando algumas horas por semana aos módulos e exercícios propostos. Foi um investimento bem válido pelo conhecimento adquirido e pelas práticas aprendidas.
No geral, achei o curso muito proveitoso! Com certeza valeu cada centavo investido. Senti uma evolução significativa na minha confiança ao falar em público e recomendo bastante pra quem quer se desenvolver nesse aspecto!
O curso 'Você Orador - Oh Quem Fala' oferece uma abordagem prática e acessível para quem deseja melhorar suas habilidades de comunicação. Apesar de algumas falhas na organização do material, as técnicas ensinadas são valiosas e ajudam a aumentar a confiança ao falar em público.